ILUSTRAÇÃO "COM OS LIVROS ME DEITO" CATARINA BICO
ILUSTRAÇÃO "COM OS LIVROS ME DEITO" CATARINA BICO
Esta ilustração representa um momento de leitura ao entardecer. A figura, sentada junto à janela, encontra-se absorvida no livro, enquanto a passagem do tempo é sugerida através do movimento do sol e das aves nos quadrantes superiores da composição.
Construída através de manchas, esbatimentos e sobreposição de texturas, a imagem procura evocar a leitura como um espaço de recolhimento, contemplação e demora.
Catarina, licenciada em Artes Plásticas e Multimédia pelo Instituto Politécnico de Beja e mestre em Ilustração e Animação pelo IPCA em Barcelos, é uma artista que se destaca não só pela sua competência técnica nas artes, mas também pelo compromisso enraizado na promoção da inclusão e expressão criativa em diversas comunidades.
Com um especial interesse no universo infantil, Catarina optou por dedicar-se à ilustração infantil, explorando técnicas mixedmedia para criar uma ligação única entre a linguagem visual e verbal. Inspirada pela música, poesia e pela beleza natural do Alentejo, sua terra natal, Catarina encontrou neste ambiente a fonte inesgotável de inspiração para dar vida às suas criações.
Ao longo do seu percurso, Catarina participou em diversas exposições coletivas, tanto nacionais como internacionais. Destaca-se como ilustradora dos livros "As Três Pedras", "BLA, BLA, BLA", "Quase Contos", "Seis Lendas com Legenda" e "Esconde, Esconde". Desenvolve trabalhos como freelancer em ilustração e design gráfico, colaborando com diversas entidades e trazendo uma camada de versatilidade ao seu trabalho.
No entanto, é na dimensão social que o percurso de Catarina se destaca. Para além da realização periódica de oficinas e workshops de ilustração em escolas e ateliers, onde transmite conhecimentos sobre ilustração e proporciona aos participantes a oportunidade de expressar a sua criatividade ao ilustrar temas específicos, Catarina também dinamiza oficinas de ilustração com uma vertente mais social. Nestas oficinas, procura sensibilizar não só o público-alvo para temas relevantes, mas também incentiva os participantes a trabalhar nesses temas, utilizando a ilustração como meio de expressão e reflexão.
___
Com os livros me deito. Na cama, na praia, na relva de um jardim, no chão de uma sala ou num banco de praça. A leitura acompanha os nossos corpos, molda os nossos gestos e ocupa os espaços do quotidiano. Cada leitor constrói os seus próprios rituais: a posição escolhida, a luz procurada, o lugar de refúgio onde as páginas se abrem.
Mas ler é também partir. Os livros transportam-nos para outras geografias, tempos e possibilidades. Entre o espaço físico que habitamos e o espaço imaginário que atravessamos, a leitura cria uma experiência simultaneamente íntima e infinita. Um livro pode ser abrigo, viagem, encontro ou transformação.
Partindo do espírito do BABELL — um evento que procura transformar o Porto num ecossistema literário vivo e afirmar a literatura como motor de participação cultural, pensamento crítico e valorização do território —, Com os Livros Me Deito propõe uma reflexão sobre os lugares da leitura e os mundos que dela emergem. Onde lemos? Como lemos? E para onde nos levam os livros quando nos entregamos a eles?
Este projeto procura reunir histórias de leitura, lugares favoritos, memórias e imaginários, explorando a forma como os livros habitam o nosso quotidiano e nos levam para outros mundos.
___
- 30x40cm (Edição limitada de 50)
- 10x15cm (Postal)
